
O texto mostra que o homem está incondicionalmente morto para Deus, no sentido e na forma em que o seu espírito decaído e depravado, não pode ter e manter comunhão com Ele. A iniciativa espiritual é invariavelmente de Deus, não só de vivificar, como também, de libertar o pecador da situação que o mantém debaixo da condenação. Antes, o homem decaído se achava absolutamente controlado pelos desejos e pensamentos oriundos na carnalidade, agora o regenerado é mantido pela misericordiosa graça no amor de Cristo. Será tratado em seus atos pecaminosos pela vida toda até o dia de Cristo.
Por instrumentalidade, primeiramente, da misericórdia através do amor verdadeiro, Deus concedeu a graça e ressuscitou o pecador que foi crucificado com Cristo. A graça é o elemento promotor da salvação e o canal é a fé, mas, tanto uma, como a outra, é dom de Deus. As obras do homem não podem ser confundidas com as boas obras de Deus, pois aquelas são fruto da justiça que há na lei e na carne, enquanto esta é resultante da soberana graça do Pai. Estas boas obras de Deus foram por Ele estabelecidas de antemão, ou seja, antes que o mundo existisse para que os seus eleitos andassem nelas. São os eleitos que andam nelas, e não, elas que andam neles, isto é, que determinam a sua justificação, santificação e glorificação como se presume comumente.
Hoje, o que se vê nas religiões prevalecentes são homens inchados dos seus títulos, dos seus feitos, dos anos de igreja, de pertencer por gerações inteiras a uma determinada denominação. Eles invertem a ordem e a centralidade da graça em obras de justiça própria e de merecimentos que só existem no ideário dos "Falsos, Metidos e Impostores" nos dizeres do título do novo livro de Brennan Meaning. Trata-se de um formidável alerta aos religiosamente corretos, porém espiritualmente podres e engessados em um sistema religioso humano.
O melhor do homem é abominação à santidade de Deus! Todavia, aos seus eleitos Ele concede misericórdia e graça para que vivam como se nada fossem, e, de fato, nada são aos olhos do mundo.
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