segunda-feira, julho 24

O QUE É O INFERNO? II

 

Mt. 10:28 - "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no geena, tanto a alma quanto o corpo."
No estudo anterior tratou-se de esclarecimentos etimológicos e semânticos sobre as diferenças entre inferno, hades, sheol ou seol e gehenna. Lembrando-se que inferno, hades e sheol são termos equivalentes e se referem ao lugar onde as almas dos mortos, sem reconciliação com Deus, aguardam o Juízo Final. Vimos ainda que o Tártaro é um lugar de grandes profundezas onde estão aprisionados alguns anjos caídos ou demônios que, no passado, fizeram muito mal à humanidade. E, por fim, sabemos que Gehenna ou Geena não é o mesmo que inferno. Gehenna era uma propriedade ao sul da cidade de Jerusalém onde havia a incineração do lixo da cidade até ao tempo de Jesus, o Cristo. Por esta razão e por associação de ideia, Jesus fez referência a este lugar como figura de lugar de tormentos eternos aos que são condenados. Infelizmente, e, por força da predominância do senso comum e das tradições da religião nominal, traduziu-se para o português, Gehenna, como correspondente a Inferno. Isto causa muito mal, pois, de um lado é usado pelas religiões para meter medo nas almas ignorantes quanto à verdade, e, por outro lado, impede alguns eleitos de desfrutar a plena graça que dá o total descanso e a perseverança dos santos.
Mt. 11:23 - "E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje." Neste texto, por exemplo, Jesus, o Cristo, não utilizou a palavra hades, seol ou inferno, mas uma expressão [ἕως Ἅιδου καταβήσῃ] que é "descer às profundezas", mas, possui o sentido de descer ao Hades. A tradução como inferno não tem problema, pois o texto está afirmando que os habitantes da cidade de Cafarnaum iriam para o mundo dos mortos por causa da sua incredulidade.
Mt. 16:18 - "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Neste texto, a expressão [καὶ πύλαι Ἅιδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς] significa: "... e as portas do Hades não prevalecerão contra ela." Mais uma vez Hades foi traduzido por Inferno, e, neste caso, não há qualquer problema, pois são termos equivalentes. A ideia geral do texto é que o mundo dos mortos ou dos demônios não teria qualquer força contra a verdadeira Igreja. Lembrando-se que, igreja no sentido neotestamentário não é um templo ou uma denominação religiosa, mas o conjunto dos pecadores eleitos e regenerados em todos os tempos e lugares. Estes são aqueles que creem na sua inclusão na morte de Cristo, bem como na sua ressurreição juntamente com  ele. Esta é uma operação monérgica, isto é, executada pela soberania de Deus conforme Jo. 6:44.
 Lc. 16:23 - "No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio." Este verseto foi retirado do contexto da parábola do rico e Lázaro. Enfoca o rico no Hades ou Inferno, como o lugar dos mortos [τῷ ᾅδῃ]. O rico estava em tormentos e não sendo atormentado. É óbvio que, quem morre sem a reconciliação ou justificação em Cristo, tem consciência plena que está apenas aguardando o seu julgamento final. Neste sentido é que o inferno ou hades é um lugar de tormentos para todos que estão lá. Não é o lugar que os atormenta, mas eles têm suas consciências atormentadas pela certeza da condenação. Neste sentido, quantas pessoas são atormentadas ainda em vida?
I Pd. 2: 18 e 19 - "Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; no qual também foi, e proclamou aos espíritos em prisão." Deve-se lembrar que, o próprio Jesus, o Cristo, nos três dias após a sua morte e sepultamento, foi ao Tártaro e proclamou aos anjos caídos ou demônios. Portanto, até mesmo os demônios presos receberam a comunicação que ele é o Salvador que havia de vir para justificar os pecadores eleitos e regenerados. Verifique, no texto acima que, Jesus, o Cristo não evangelizou [ευαγγελιζειν], no Hades, mas apenas proclamou [κήρυξεν] que ele é o Redentor e Justificador dos eleitos. Esta é a vitória de Cristo sobre o Diabo e seus demônios. Vê-se ainda que o Tártaro é o lugar de prisão de espíritos e não de almas de homens. 
Sola Scriptura!
Sola Gratia! 

Nenhum comentário: