domingo, março 17

SOBRE O FIM DOS TEMPOS XIV

Ez. 39: 1 a 12 - "Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: assim diz o Senhor Deus: eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; e te farei virar e, conduzindo-te, far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel. Com um golpe tirarei da tua mão esquerda o teu arco, e farei cair da tua mão direita as tuas flechas. Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina de toda espécie e aos animais do campo te darei, para que te devorem. Sobre a face do campo cairás; porque eu falei, diz o Senhor Deus. E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor. E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel. Eis que isso vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado. E os habitantes das cidades de Israel sairão, e com as armas acenderão o fogo, e queimarão os escudos e os paveses, os arcos e as flechas, os bastões de mão e as lanças; acenderão o fogo com tudo isso por sete anos; e não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus. Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue. E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra."
Deus novamente desperta o espírito do profeta Ezequiel e lhe ordena que profetize contra Gog que é o Anticristo no comando de povos e nações do extremo norte representadas por Meseque e Tubal. Alguns tradutores  pegaram a palavra "chefe", que, em hebraico é 'rosh' e traduziram-na como nome próprio. Por esta razão alguns intérpretes das Escrituras afirmam que tal palavra significa Rússia. Porém, esta palavra não é um nome próprio, mas um substantivo comum, significando 'cabeçacomandante, principal, chefe'. O vocábulo 'rosh' e suas derivadas ocorrem 756 vezes no velho testamento e em nenhuma delas significa Rússia ou se refere a um nome próprio de país ou nação. A palavra Rússia provém da língua finlandesa 'Rossíya' e significa 'remadores', enquanto 'rosh' é vocábulo hebraico e faz referência a uma posição ou cargo de uma pessoa ou mesmo superioridade de uma mercadoria. No verso 22 do capítulo 27 do livro de Ezequiel é utilizado o vocábulo 'rosh' como "os mais finos", ou seja, principais ou melhores tecidos.
No capítulo trinta e nove de Ezequiel novamente Deus mostra como o Anticristo comandará o seu império contra Israel. Este império é subdividido estrategicamente em torno do Oriente Médio em três esferas de poder militar: Meseque e Tubal representando os povos do extremo norte e centro norte da Eurásia; Pérsia, Etiópia e Líbia, representando povos e nações do norte da África e da Ásia Ocidental; Gômer, Togarma e suas tropas, representando os povos e nações da Europa Ocidental e Oriental. Mostra também como Deus executará a sua justiça contra este império aos olhos de todas as nações da Terra e aos olhos dos judeus. Tal execução será algo tão sobrenatural que o mundo não terá mais nenhuma dúvida de quem é Deus e os judeus finalmente reconhecerão Jesus, o Cristo como o verdadeiro Messias da promessa ao qual rejeitaram no passado. Vê-se  pelo texto que é o próprio Deus que incitará Gog contra Israel para nele reivindicar a sua santidade perante o mundo todo.
O capítulo trinta e nove mostra, de fato, a derrota das forças comandadas pelo Anticristo ou a Besta. Ao que tudo indica será uma intervenção divina, pois Israel estará absolutamente cercado e sem a menor condições de defesa. Esta é uma convergência proposital da parte de Deus para mostrar que é quando o homem não tem qualquer condição própria que Deus atua. Será uma derrota tão completa que os judeus levarão sete meses para enterrar os mortos. As aves de rapina e os animais selvagens se alimentarão das carnes dos soldados mortos até se fartarem. Pesquisadores e biólogos israelenses já detectaram um fenômeno um tanto anômalo na região centro-norte de Israel: uma espécie de urubus está pondo de dois a três ovos por dia. Estas aves de rapina, ou seja, que se alimenta de carne está se multiplicando vertiginosamente no vale de Jeesrel. Os israelenses pegarão as armas dos invasores para usar como fonte de energia. Aquela região passará a chamar-se o "Vale das Forças de Gogue" ou "Hamon-Gogue", como também haverá uma cidade que será chamada "Forças" ou "Hamona".
Esta mudança de paradigmas no mundo e em Israel  é para cumprir as promessas de Deus a Abraão. Ele mudará a sorte da casa de Jacó pela última vez e para sempre. Obviamente que Israel neste sentido significa tanto a nação dos judeus, como também a igreja verdadeira comumente chamada no novo testamente de "o Israel de Deus". Aqui se aplica o símbolo da oliveira enxertada do apóstolo Paulo conforme Rm. 11: 17 e 24 - "E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira (...) Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!". A oliveira verdadeira é a casa de Israel, enquanto o zambujeiro natural são os povos não judeus que foram eleitos e regenerados, ou seja, a Igreja. Paulo está mostrando que a redenção é tanto para judeus como para não judeus. Cristo é a oliveira verdadeira e a Igreja os ramos nela enxertados.
Ora, mais uma vez são desafiados os intérpretes que dão às profecias uma visão pretérita. Em que época ocorreu uma invasão como a descrita no capítulo trinta e nove? Quando foi que Israel realizou estas tarefas todas descritas no texto? Em que época as nações e povos da Terra se convenceram da realidade suprema e absoluta de Deus?
Sola Scriptura!

Nenhum comentário: