segunda-feira, janeiro 13

O ÚLTIMO ENGANO VII

II Tm. 4: 1 a 4 - "Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas."
Paulo, apóstolo de Cristo, escreve a seu filho na fé, Timóteo, sobre as exigências àqueles que são chamados a anunciar o evangelho. São exigidas dos pregadores: urgência, admoestação, repreensão, exortação com paciência e ensino. Há grande diferença entre pregar o evangelho da cruz aos que não creem e ensinar a doutrina de Cristo aos que creem. Tentar ensinar doutrina a quem não crê é o mesmo que levar um surdo de nascença à praia e dizer-lhe: escuta o maravilhoso barulho das ondas quebrando na areia. 
O objetivo central do ensino paulino, nesta epístola, é que chegaria um tempo em que os homens, em geral, não suportariam a sã doutrina. Eles, por natureza, são opostos à verdade do evangelho. Tal mensagem que diz ao homem decaído que ele precisa nascer de novo é incompatível com sua natureza pecaminosa. Necessário é que o homem decaído receba graça para crer que o mesmo foi incluído na morte e na ressurreição com Cristo. A tendência natural é, primeiramente, apreender a fé pelo intelecto e pela razão pura. Neste sentido é que não se deve ensinar doutrina a quem não crê. O tal se apropriará do ensino e, ao aprendê-lo pelo intelecto e compreendê-lo pela razão, presumirá que crê. A fé não é um subproduto da racionalidade e da intelectualidade do homem. A fé é um dom de Deus como se verifica em Jd. 3 - "... exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos." A fé foi entregue aos santos, isto é, aos que foram santificados pelo nascimento do alto. Não é o resultado da capacidade cognitiva e da lógica humana. Ao contrário, a fé é algo absolutamente ilógico pelo registro de Hb. 11:1 - "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem." Portanto, a fé é um dom que opera e operacionaliza sobrenaturalmente no homem a fim de que este seja redimido pela graça e não por suas excelsas capacidades intelectivas e racionais. O intelecto e a razão são excelentes habilidades para a sobrevivência no mundo e em sociedade. Não mais do que isto!
De fato se vê, hodiernamente, homens procurando ajuntar para si mestres para alcançar a iluminação interior, o conhecimento de si mesmos, o desenvolvimento da gnose. Buscam ouvir e cultuar apenas aquilo que lhes  traz gratificação. Para tanto, desviam seus ouvidos da verdade, voltando-se às fábulas, mitos, lendas e rituais de iniciação e ascensão. Na atualidade, uma das práticas mais recorrente é procura por orientação e consultoria de coaches. Outros procuram psicanalistas para amenizar seus medos e desajustes causados por traumas familiares e sociais. Outros ainda se jogam na busca religiosa e na dependência química das drogas.
No texto que abre este estudo o apóstolo está concitando o seu discípulo Timóteo a pregar intensa e insistentemente o evangelho, porque chegaria um tempo em que o tal evangelho da verdade não seria aceito ou ouvido. Este tempo chegou há muitos anos e agora acha-se no auge. Em algumas agregações religiosas gastam 90% do tempo do seus cultos em cantorias, danças e performances e 10% para a pregação. A pregação é tão sem sentido que uma parte da platéia dorme, outra parte vira-se para conversar entre si, e, a outra parte sai para andar pelas dependências ou ir embora. É, primeiramente, uma mensagem fora das Escrituras ou repetitiva que não desperta o homem decaído para a sua própria realidade morta para Deus. Tais ajuntamentos funcionam apenas como clubes de terapia coletiva nos finais de semana. Nestes cultos ao próprio homem mentem uns para os outros e a si mesmos afirmando uma crença em algo que não conhecem.
As fábulas a que alude o texto de Paulo são discussões sobre histórias extra-bíblicas registradas em textos produzidos por sistemas religiosos. Alguns destes textos são interpretações do Talmude ou meras interpretações da Cabala Judaica. Não são as Escrituras em sua essência, mas comentários periféricos que não tocam o homem decaído para a fé. Não revelam ao homem o que, de fato, ele é. São receitas de bolo para uma vida feliz. São canções de ninar.
Atualmente há um grande e profundo movimento de origem gnóstica que pretende revisar as Escrituras e todos os sistemas de crenças, transformando-os em fábulas que permitem quaisquer interpretações que agradem aos ouvidos. Este movimento é denominado de Teoria do Alienígena Antigo ou Teoria do Astronauta Antigo. Tal movimento ganhou força com Erich Von Däniken, um suíço que escreveu o livro "Eram os Deuses Astronautas" em 1968. Após este início audacioso, surgiram dezenas de autores, pesquisadores e comentaristas da referida teoria, os quais afirmam serem os homens atuais o resultado de uma engenharia genética criada por extra-terrestres que visitaram a Terra há milhares de anos atrás. Segundo esta teoria, eles modificaram geneticamente humanoides quase primatas e usaram cerca de 85% dos seus próprios genes para produzir uma nova raça híbrida no planeta Terra. Conforme tal teoria é daí que surgiu o homem de Cro-magnon substituto do homem de Neandertal.
O History Chanel produziu uma série denominada Ancient Aliens na qual mostram muitas ruínas de povos antigos, inscrições, figuras, esculturas, obras de engenharia e escritas, fazendo que tais evidências sirvam de bases para sustentar a referida teoria. Um dos comentaristas, o mais jovem, chamado Giorgio A. Tsoukalos é o mais radical. Ele, sempre e invariavelmente, desvia qualquer informação sobre Deus, verdade, espiritualidade e religião para a Teoria do Astronauta Antigo. O tal se recusa a admitir qualquer afirmação referente a Deus, Cristo, Igreja e Apóstolos etc. A ele interessa apenas as fábulas do Astronauta Antigo.
No episódio 09 da 3ª temporada da série Ancient Aliens, há um relato do pesquisador David M. Jacobs, um psicanalista que estuda e acompanha pessoas que foram abduzidas pelos alienígenas. O Dr. Jacobs trata seus pacientes com hipnose. Eles relatam a suas experiências hipnotizados. Ele dá as seguintes declarações sobre o que seus pacientes falam:
  • Predominância de evidências convincentes. Pessoa após pessoa falando as mesmas coisas para mim. Coisas que eu jamais poderia imaginar. Então comecei a imaginar: meu Deus isto está acontecendo.
  • Os alienígenas parecem estar fazendo nos últimos 40 anos, talvez mais, quando abduzem pessoas, não apenas experimentos. Eles estão, de fato, engajados num programa muito intenso, muito secreto de aprimoramento genético.
  • Segundo o Dr. Jacobs os abduzidos, os quais ele vem falando participaram de um grande programa de criação de híbridos. Agora, os híbridos se parecem muito conosco. No entanto, , comportamental e psicologicamente eles ainda são extra-terrestres.
  • Jacobs alega que híbridos humanos e alienígenas podem se comunicar telepaticamente, sendo que os alienígenas controlam os pensamentos humanos neurologicamente.
Desde 2003 os abduzidos relatam que híbridos podem estar integrados à sociedade despercebidos pelos humanos. No estudo anterior o apóstolo Paulo afirma que a vinda do "homem do pecado" e do "filho da perdição" será conforme o engano e a mentira de acordo com a eficácia de Satanás. Então, é isto que está ocorrendo.
Resultado: os anjos caídos estão preparando uma nova humanidade controlável e controlada. Este é o grande e último engano perpetrado por Satanás. Isto está sendo conseguido, porque os homens viraram as costas - apostasia - à verdade e buscam estas fábulas de culturas antigas sendo visitadas por ET,s. Negam que Deus é o único criador e sustentador do Universo. Negam o plano divino para redimir o homem e reconciliá-lo por meio de Cristo. É exatamente o que a humanidade fora de Cristo procura: se autoproclamar deuses e autossuficientes. Isto foi inoculado nos ancestrais comuns no Éden de acordo com Gn. 3:1 a 5 - "Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal."
Sola Gratia!

Nenhum comentário: