domingo, janeiro 21

A OPERAÇÃO DO ERRO, DA MENTIRA E DO ENGANO I

II Ts. 2: 3 a 11 - "Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado. Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira [...]"
Este primeiro estudo objetiva, inicialmente, estabelecer a definição de termos, tais como: erro, mentira e engano no contexto bíblico. É sempre oportuno pensar e refletir sobre os significantes e seus significados, especialmente, em contextos específicos. Isto permite aos eleitos e regenerados não se tornarem presas fáceis daqueles cujo o único intento é descaracterizar a verdade e cegar os entendimentos. É essencial imaginar que o erro, a mentira e  o engano não se apresentam com roupagens próprias. Apresentam-se, outrossim, com as roupagens do certo, do verdadeiro e do autêntico.
O verbete 'erro' traz em sua significação o seguinte: 'juízo ou julgamento em desacordo com a realidade observada'. Também pode ser: 'desvio do caminho considerado correto, bom, apropriado; desregramento.' Pessoas ou sistemas de crenças em erro, geralmente, não se veem como errados. Ao contrário, frequentemente, atribuem o erro aos que não concordam com suas ideias e crenças. O errado é sempre o outro, pois suas mentes se acham cauterizadas e seus filtros foram retirados.
O verbete 'mentira' traz diversas significações, das quais selecionam-se as seguintes: 'afirmação contrária à verdade a fim de induzir ao erro.' Portanto, vê-se que é um componente que leva ao erro. É também 'aquilo que é enganador, que ilude e gera equívoco.'
Já o verbete 'engano' traz o seguinte: 'erro de juízo, de julgamento, de avaliação, equívoco, falha, falta etc.'
Errar, mentir e enganar é possível a qualquer homem voluntaria ou involuntariamente. Isto porque, a natureza decaída e pecaminosa corrompe os sentidos e a percepção da realidade. Inclina-o à um profundo estado de carência, no qual busca acima de tudo, a gratificação da sua alma desligada de Deus. Como consequência final busca a glorificação de si mesmo. Portanto, quase sempre o homem é presa fácil do erro, da mentira e do engano, por sua própria natureza dada. Mesmo quando opta por tais desvios morais, o faz condicionado por seus próprios anseios de produzir para si, um paraíso sem a cruz onde se autoproclama como uma divindade. A cruz é o único caminho possível entre o homem decaído e o Deus Santo e Justo.
O texto paulino que abre este estudo é uma série de instruções à Igreja em Tessalônica para que os fieis não fossem enganados pela mentira e caíssem em erro espiritual. O texto aponta para o advento de um homem, instrumento de Satanás, que irá induzir a humanidade ao erro, à mentira e ao engano. Tal personalidade é denominada no texto de Paulo de 'filho da perdição' e 'homem do pecado.' Isto indica que será uma pessoa cuja vida e dedicação estará, inteiramente, a serviço de Satanás que é o pai do pecado, da mentira e do engano desde o princípio de acordo com Jo. 8.Tal homem é, antes de tudo, um apóstata, isto é, alguém que virou às costas à verdade conscientemente. O seu desejo é ocupar o lugar de Deus e ser chamado e adorado com um deus.
Entretanto, a maior ênfase sobre o anticristo é o fato que o mesmo surgirá 'conforme a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem.' Será alguém com poder, sinais e prodígios de mentira, engano, injustiça. Entretanto, isto terá efeito apenas para os que perecem, a saber, caminham para a segunda morte. O poder, como se sabe, é o que mais fascina o homem em todos os tempos e lugares. Os sinais são tidos por quase todos como prova ou evidência da veracidade de algo ou alguém. Os prodígios de mentira são feitos e realizações fantásticos que causam profunda impressão aos sentidos corrompidos do homem decaído. A maior parte dos religiosos dá crédito apenas àquilo que se pode ver, sentir e comprovar. Contrariamente, o ensino bíblico é que se deve receber as coisas espirituais por fé e não por evidências exteriores. 
Desta forma, a humanidade está chegando ao ponto exato para dar crédito a alguém que possa demonstrar sinais e prodígios, mesmo sendo às custas de expedientes diabólicos. Observa-se, na atualidade, a enorme quantidade de informações sobre alienígenas, ET,s, tecnologias antigas ligadas a civilizações do passado. Este é o princípio do erro, da mentira e do engano. 
Finalmente o texto de abertura mostra que, tanto o erro, quanto a mentira e o engano serão para aqueles que perecem. Isto significa que a operação do erro espiritual será recebida e crida apenas por aqueles cujos nomes não estão no Livro da Vida do Cordeiro desde os tempos eternos conforme Ap. 13:8 - "E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." Também no texto de abertura fica claro que é o próprio Deus quem envia a "operação do erro" aos que estão mortos para Ele. Eles creem na mentira do Diabo, porque os mesmos amam a mentira e suas naturezas não foram regeneradas. Seguem as ordens do pai deles.
Sola Fides.

Nenhum comentário: