sexta-feira, julho 20

PROFUNDA DEI ET ALTITUDINES SATANAE I

I Co. 2:10 - "Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus."
Ap. 2:24 - "Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei."
O título em latim significa "As Profundezas de Deus e as Profundezas de Satanás". O objetivo deste artigo é mostrar o quanto é fácil o engano e a mentira dominar a mente humana, especialmente por meio das religiões. A superficialidade e o domínio da natureza pecaminosa afastam o homem da verdade e permite a construção de verdades humanistas para satisfação dos desejos e explicação dos fatos que inquietam a alma humana. Assim como há as profundezas de Deus, há também, as profundezas de Satanás. Muitos buscam ferrenhamente aprofundar-se no campo da espiritualidade, porém não passam da superfície do engano. Por que espiritualidade só se consegue quando o espírito "morto" do homem decaído é vivificado pelo novo nascimento.
Há uma nítida e perfeita separação entre o caminho de Deus e o caminho de Satanás. Este oferece ao homem o sacrifício de si mesmo para obter méritos e justiça própria, dando-lhe a falsa sensação de alívio e descanso. Aquele toma o homem leva-o até a cruz, o inclui na morte de Cristo e o faz ressuscitar juntamente com Ele. Após este processo de nascimento do alto, o toma pela mão e o conduz por um árduo e escaldante deserto a fim de formar a semelhança de Cristo nele. Obviamente que o primeiro processo é mais atraente e satisfaz aos interesses das almas corrompidas pela natureza pecaminosa. O caminho de Deus é estreito e a porta apertada, por isso, poucos o acertarão; mas o caminho de Satanás é largo e a porta escancarada e muitos andam por ele.
Satanás não pode criar nada do nada e tão pouco a partir do que Deus criou. Portanto, tudo quanto ele realiza é falso e fundamentado no engano e na mentira. Comparativamente se pode dizer que:

  • Deus tem o Seu Filho Unigênito e Primogênito conforme I Jo. 4:9 - "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos."
  • Satanás tem também um filho da perdição conforme II Ts. 2:3 e 4 - " Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus."
  • Deus forma a Triunidade Santa conforme Mt. 28:19 - "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo."
  • O Diabo forjou uma trindade satânica conforme Ap. 20:10 - "... e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos."
  • Deus tem os seus filhos conforme Jo. 1:12 - "Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus."
  • Satanás tem também os seus filhos conforme Mt. 13:38 - "... o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno."
  • Deus opera o querer e o efetuar nos seus filhos conforme Fl. 2:13 - "... porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
  • Satanás opera sobre os as almas dos seus filhos conforme Ef. 2:2 - "... nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência..."
  • Deus em Cristo tem o mistério da piedade conforme I Tm. 2:3 - "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória."
  • Satanás inventou um mistério também conforme II Ts. 2:7 - "Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora."
  • Deus por meio dos seus mensageiros selará os seus eleitos conforme Ap. 7:3 - "... dizendo: não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus."
  • Satanás também põe um sinal nos que lhe pertence conforme Ap. 13:16 e 17 - "E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome."
  • Deus em Cristo opera milagres conforme At. 2:22 - "Varões israelitas, escutai estas palavras: a Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis."
  • Satanás também opera milagres conforme II Ts. 2:9 e 10 - "... a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos."
  • Deus em Cristo tem um trono conforme Hb. 1:8 - "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino."
  • Satanás também possui um trono conforme Ap. 2:13 - "Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás."
  • Deus em Cristo tem a Sua Igreja conforme Mt. 16:18 - "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
  • Satanás formou para si uma igreja conforme Ap. 2:9 - "Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás."
  • Cristo é a luz do mundo conforme Jo. 8:12 - "Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida."
  • Satanás se disfarça em anjo de luz conforme II Co. 11:14 - "E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz."
  • Cristo teve os seus apóstolos conforme Mc. 6:30 - "Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado." 
  • Satanás tem também seus apóstolos conforme II Co. 11:13 - "Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo."

Enganam-se os que imaginam que Satanás possui um sistema com aparência maligna e que se apresenta como o mal. A essência da pregação de Satanás é a paz e a harmonia entre os homens, porque ele conhece a vaidade humana e o imenso desejo que o homem decaído tem de construir o seu paraíso próprio e ser o 'deus' de si mesmo. Assim, Satanás alimenta esta inclinação para que os homens não conheçam o evangelho de Cristo, que, ao contrário, se propõe a desconstruir todos os desejos e sonhos de auto-endeusamento humano. Quando um pecador é convertido, Deus dá início a um processo dolorido de desconstrução de tudo o que foi erguido pela natureza pecaminosa, tanto as coisas erradas, como as coisas certas. É o que mostra II Co. 5:17 e 18 - "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação." As coisas velhas já se passaram e tudo agora provém de Deus. É exatamente neste ponto que se estabelece o divisor de águas entre os filhos da luz e os filhos das trevas. Entre as profundezas de Deus e as profundezas de Satanás.
Sola Scriptura!

Nenhum comentário: