terça-feira, dezembro 27

ESCATOLOGIA LXI

Lc. 21: 9 a 11 - "Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. Então lhes disse: levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu."
Estes fatos sempre ocorreram ao longo da história da humanidade, é verdade, porém à medida em que se converge para o fim desse sistema vigente, eles se avolumam, tanto em quantidade, quanto em intensidade. É necessário compreender esta verdade, porque muitos debocham das profecias, exatamente porque julgam que os fatos nelas descritos não são novidades.
Estes zombeteiros foram devidamente previstos nas Escrituras conforme o registro em II Pd.3:3 e 4 - "... sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."
Ap. 20:4 a 15 - "Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo."
Agora é a preparação para o que se denomina nos círculos teológicos de "Juízo Final". Nesta cena o apóstolo João vê os mártires da "Grande Tribulação". Eles morreram por causa do testemunho de Cristo do evangelho da verdade. Foram isolados, perseguidos, presos, e assassinados, simplesmente porque não aceitaram adorar o Anticristo. Não foram marcados com o número do seu nome em suas testas, e suas mãos. Permaneceram fieis até para a morte conforme Ap. 2:10 - "Sê fiel até para a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Eles têm parte na primeira ressurreição, mas há uma categoria de pessoas mortas que só ressuscitarão após os mil anos do governo de Cristo.
Participarão do Reino Milenar do "Grande Rei" apenas os santos, ou seja, que foram dotados de corpos imortais após o arrebatamento, os judeus que estiverem vivos quando começar o milênio, e os outros povos, nações e tribos que restarem na superfície da Terra depois do Armagedom. Neste tempo, a população estará tão reduzida, especialmente os homens, que, sete mulheres implorarão para se casarem com um homem conforme Is. 4:1 _ "Sete mulheres naquele dia lançarão mão dum só homem, dizendo: nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio." Também em Is. 13: 11 e 12 - "E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis. Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir."
Haverá, então, o julgamento das nações vivas conforme Mt. 25: 31 a 34 - "Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo."
Durante mil anos, o Grande Rei restaurará a Terra e haverá plena justiça e paz conforme Is. 2: 4 - "E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra." Mas depois dos mil anos Satanás será novamente solto e fará uma grande campanha entre diversos povos para lutar contra o Grande Rei. Haverá, então, a última batalha sobre a Terra, pois embora Satanás tenha perdido o seu poder durante o milênio, o pecado não foi erradicado do coração dos homens que permaneceram habitando a Terra em seus corpos mortais. Esta será a purificação final do planeta, pois ainda haverá quem dê crédito a Satanás. Gogue e Magogue nesse contexto de apocalipse 20 é uma referência ao próprio Diabo e a um homem possuído por ele. 
Ao final ocorre a ressurreição dos mortos, e todos os povos estão agora diante do trono de Deus para serem julgados. Abrem-se diversos livros, ao que parece, há livros de registros de todos os feitos dos homens, como há o livro da vida que registra os nomes dos eleitos antes da fundação do mundo.
Gloria in excelsis Deo!

Nenhum comentário: