quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ESCATOLOGIA XL

Is. 61: 1 a 3 - "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado."
A pregação do evangelho pelo cavaleiro montado no cavalo branco, surtirá grande efeito, havendo conversão de grande número de pessoas entre os povos e nações. Estes serão chamados e justificados após o arrebatamento, portanto, estarão sujeitos às perseguições pelo sistema do Anticristo. Serão assassinados e mortos por diversos processos neste período. Serão todos ressuscitados e chegarão ao céu como um grupo tardio, por isto, são chamados de "os santos da tribulação".
Ap. 8: 1 a 14 - "Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. E vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde. O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios. O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite. E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra! por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar."
Agora é a abertura do último selo, e, com ele, iniciar-se-á uma série de juízos sobre a Terra por meio das sete trombetas e das sete taças da ira de Deus. Ao tocar a primeira trombeta, a Terra será atingida por fogo, queimando principalmente a vegetação. Ao que parece ocorrerá chuva de meteoritos, pois a ideia de saraiva está sempre relacionadas aos fragmentos vindos do espaço e que se tornam incandescentes ao entrar na atmosfera. Ao soar a segunda trombeta houve manifestações nas águas oceânicas. Algo vindo do espaço atingiu as águas marítimas e estas se tornaram em sangue, matando a maior parte dos seres vivos do meio aquático e destruindo as embarcações. Com a terceira trombeta caiu do espaço uma grande estrela cadente que feriu as águas doces, ou seja, os rios e suas nascentes. As águas foram modificadas físico-quimicamente, causando morte, inclusive, aos homens. Este é um juízo contra os que rejeitaram a "água da vida", os que debocharam do "sangue de Cristo vertido na cruz", e derramaram o sangue dos eleitos e regenerados. Ao soar a quarta trombeta, o Sol, a Lua e as estrelas foram afetados, causando escuridão em um terço do espaço sideral e, consequentemente, na Terra. Assim, as quatro primeiras trombetas afetaram grandemente o espaço sideral, a Terra e seus habitantes, bem como os animais, as águas, e a cobertura vegetal. É um intenso processo de expurgo em tudo o que não pode ser redimido pela graça, por meio de Cristo. Tais acontecimentos visam também abalar o governo da Besta, ou Anticristo.
João viu ainda uma águia voando pelo céu e gritando três exclamações de dor e sofrimento em função das outras trombetas que ainda serão tocadas. São três "ais", para cada um deles soará uma trombeta, que determinará juízos sobre a Terra.
Em todas as visões de João, no céu, verificou-se um culto de adoração e louvor antes. Porém, na abertura do sétimo selo, houve silêncio no céu por quase meia hora. Os santificados, os anciãos, os seres viventes e os anjos ficaram em silêncio diante da imensa força destes juízos sobre a Terra. É um tempo de grande angústia e sofrimento aos que estão no mundo. Este período foi chamado por Jeremias de "...a angústia de Jacó."
Quando os filhos de Israel atravessaram o rio Jordão para tomar posse da "Terra Prometida", estavam prontos para conquistar a cidade de Jericó. Estavam armados, todavia tomaram-na usando trombetas. Marcharam por sete dias em torno das muralhas, e, ao fim deste tempo, tocaram trombetas, e bradaram todos a uma só voz. As muralhas ruíram e caíram por terra, permitindo a entrada e a tomada da cidade. Por semelhante modo a Terra será tomada da posse de Satanás por meio de trombetas.
Gloria in excelsis Deo!

Nenhum comentário: